Síndrome de Burnout. O que é? Como Identificar?

Homem na mesa de trabalho cheio de atividades para fazer

O que é a Síndrome de Burnout?

A Síndrome de Burnout é causada pela exaustão extrema, sempre relacionada às atividades profissionais.
Essa condição também é chamada de “síndrome do esgotamento profissional” e afeta quase todas as faces da vida da pessoa que sofre desse problema.
Ele atinge pessoas em que a vida profissional e pessoal são muito atribuladas. Em especial as que levam jornadas duplas.
É muito comum que os workaholics (pessoas viciadas em trabalho) sofram desse distúrbio.
Muitas vezes, o Burnout também está ligado ao fato de algumas pessoas trabalharem em empregos em que existe uma cobrança exagerada feita ou pelos superiores, ou por si próprio, fazendo com que se tornem pessoas exageradamente perfeccionistas.
No caso das mulheres, a maioria delas acaba sendo afetada em decorrência de uma jornada dupla de trabalho: na profissão, e nas demais tarefas de casa – as responsabilidades de mãe, esposa, estudante etc.

Identifique os Sintomas

Os sintomas mais comuns da Síndrome de Burnout são:
• Alterações do sono;
• Dores musculares e de cabeça;
• Irritabilidade;
• Alterações de humor;
• Falhas de memória;
• Dificuldade de concentração;
• Alterações no apetite;
• Agressividade;
• Isolamento;
• Depressão e Ansiedade;
• Pessimismo e baixa autoestima.
A Síndrome de Burnout acaba sendo confundida com outros problemas da saúde emocional porque os seus sintomas também estão presentes em outras patologias.
Por isso é necessário que o diagnóstico seja feito por um profissional da saúde mental.
Saber identificar a síndrome em alguém é importante tanto para ajudá-la quanto para tornar sua qualidade de vida melhor.
Caso necessário mais informações ou avaliação psicológica, entre em contato conosco.