Violência Psicológica: 13 indícios sobre ela
A violência psicológica atinge pessoas de diferentes status sociais. Ela envolve manipulação, chantagens, uso de palavras ou ações que ferem (embora não haja agressão física) que podem fragilizar a pessoa a tal ponto que não consiga reagir ou, pior, perceber o que está vivendo.
De acordo com a SaveLives, uma organização do Reino Unido que se dedica a combater esse tipo de violência, as consequências do abuso psicológico são muito graves, assim como na violência física. As agressões verbais podem causar problemas de saúde, como depressão, ansiedade, úlceras estomacais, palpitações cardíacas, distúrbios alimentares e insônia. (Matéria da BBC News Mundo)
Como identificar a violência psicológica?
É importante destacar que este tipo de violência possui a intenção de fragilizar o estado emocional e psicológico da vítima. No caso de relacionamentos afetivos esses abusos são, infelizmente, mais comuns, e é onde surgem diversas formas para tornar a vítima cada vez mais dependente de quem a agride.
Como a vítima, normalmente, tem uma relação afetiva com o agressor, a persepção da violência pode ser mais lenta, precisando, muitas vezes, da intervenção de outras pessoas.
As agressões psicológicas, lentamente, minam a autoestima da vítima e confundem a sua percepção dos acontecimentos e da personalidade do agressor. A violência psicológica começa com comentários e provocações sutis mas, com o tempo, elas se transformam em agressões sérias. Dessa maneira, a vítima é incitada a se colocar em uma posição de submissão.
Confira 13 indícios de atitudes que remetem à violência psicológica:
No caso de relacionamentos afetivos ou românticos, as agressões psicológicas tendem a se estabelecer com um padrão.
Em alguns casos, o agressor, por não valorizar as conquistas da parceira, acabe fazendo comentários ou piadas humilhantes, invalidando suas emoções ou culpando por situações pelas quais a vítima não é responsável. Há muitas facetas e formas, mas em geral há um conjunto de ações que ocorrem ao longo tempo — não é apenas uma conduta pontual.
- Ameças
- Constrangimento
- Humilhação
- Manipulação
- Isolamento (Proibir de falar com amigos e parentes)
- Vigilância Constante
- Perseguição
- Insultos
- Chantagem
- Exploração
- Limitação do direito de ir e vir
- Ridicularização
- Tirar a liberdade de crença
- Distorcer e omitir fatos para deixar a pessoa confusa sobre sua sanidade (Gaslighting)
A terapia auxilia as vítimas de violência psicológica a compreenderem a natureza do seu relacionamento tóxico, reestruturarem as suas vidas a partir do término ou do distanciamento do agressor, e curarem as mágoas criadas durante a relação.
Aqui na Kpsicologia temos o atendimento ideal para quem busca ajuda pra si mesmo ou para alguém de sua família. Com atendimentos personalizados e individualizados, trabalhamos com as causas e as formas de se desvencilhar de relacionamentos que apresentam violência psicológica.
Fale com a gente! Para agendar uma consulta com uma das nossas psicólogas basta entrar em contato. Clique aqui.