Saúde mental em 2024: 5 dicas
É tempo de repensar o ano que passou e fazer planos para 2024. Inclua sua saúde mental nas metas e objetivos para ter uma rotina mais leve e feliz
Saúde mental e física estavam entre os principais temas quando este ano começou, conforme um levantamento da V. Trends, hub de pesquisas e insights da Vivo. Agora, às portas de 2024, o tema parece se manter inalterado, principalmente, quando falamos de saúde mental, ansiedade e estresse.
De acordo com uma pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) a piora da saúde mental de idosos, adultos, adolescentes e crianças está relacionado ao uso excessivo de telas, como celular, tablets, computador e outros dispositivos. Ainda segundo o estudo, sintomas de estresse, depressão e ansiedade foram observados nas pessoas que utilizam esses aparelhos com muita frequência. A má alimentação, o estresse e o sono desregulado também podem interferir na saúde mental.
No texto de hoje apresento 5 dicas para que a saúde mental em 2024 seja uma realidade na sua vida. Em casos mais específicos, entretanto, o acompanhamento psicológico e psiquiátrico é de extrema relevância. Procure ajuda.
Encerre o ano dando o primeiro passo para práticas mais saudáveis, e inicie 2024 com saúde mental e física cada vez melhores.
1. Práticas de mindfulness:
Incorporar a atenção plena (mindfulness) na rotina diária é fundamental. Seja por meio da meditação, exercícios de respiração profunda ou caminhadas conscientes, dedicar tempo para estar presente no momento pode aliviar o estresse e aprimorar a clareza mental. Abraçar o ‘agora’ é uma ferramenta poderosa para lidar com os desafios de um mundo em constante mudança.
2. Desintoxicação digital:
Em uma era dominada pela tecnologia, desligar-se regularmente é essencial. Estabeleça limites para o tempo de tela, especialmente nas redes sociais. Busque um equilíbrio saudável entre o mundo virtual e o real para reduzir o impacto negativo na saúde mental.
3. Atividade física para saúde mental:
A saúde física e o bem-estar mental estão interligados. A prática regular de exercícios libera endorfinas, que são elevadores naturais de humor. Seja um treino na academia, uma corrida no parque ou uma aula de dança: encontre uma atividade que promova alegria e ajude a manter tanto o corpo quanto a mente em boa forma.
4. Conexão social:
Apesar dos avanços tecnológicos, a conexão humana continua sendo fundamental. Cultive relacionamentos – passe tempo de qualidade com amigos e familiares que são especiais para você. Participe de conversas significativas e construa uma rede de apoio. Conexões sociais sólidas contribuem muito para uma saúde mental positiva.
5. Busque apoio profissional:
Se estiver enfrentando dificuldades na saúde mental, não hesite em procurar ajuda profissional. Terapia, aconselhamento ou grupos de apoio podem fornecer caminhos possíveis para o enfrentamento da dor emocional. Dar esse passo é um sinal de força e demonstra um comprometimento com o seu bem-estar mental. Se não conseguir sozinho, peça ajuda a pessoas de confiança.
Faça mais por você em 2024
Reconhecer a importância da saúde mental e incluir ativamente essas práticas em sua vida pode contribuir para momentos mais leves no dia a dia, com resultados duradouros ao longo do ano. Lembre-se: priorizar o autocuidado, adotar hábitos positivos e cultivar uma postura mais resiliente diante dos desafios da vida pode ser essencial para que seu ano de 2024 comece do jeito ideal, de acordo com suas metas e objetivos. A terapia é uma ótima aliada. Conte com a nossa equipe para ter mais autoconhecimento. Clique aqui para enviar sua mensagem e receber o contato da equipe KPsicologia.