Síndrome de Burnout : 7 dicas para evitá-la 

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Manter a saúde mental no trabalho pode ser um desafio.
Com a orientação certa e o apoio psicológico esse objetivo poderá ser alcançado

Você já deve saber que a síndrome de Burnout é uma das maiores queixas relacionadas à saúde mental. Esse tema é muito importante e cada vez mais comentado entre os especialistas da área, como psiquiatras, psicólogos e gestores de RH. O aumento nas discussões sobre o tema têm relação direta com o crescimento de profissionais que apresentam sintomas da Síndrome de Burnout. No mês em que se comemora as conquistas dos trabalhadores, falar de saúde mental e realização profissional é essencial. 

Síndrome de Burnout é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho e, desde 2022 é reconhecida e classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Atualmente, o Brasil é o 2º país com mais casos de pessoas diagnosticadas com a doença no mundo, de acordo com dados da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt/2023. A mesma pesquisa relata que aproximadamente 30% dos trabalhadores brasileiros sofrem com a síndrome de burnout.

Fatores como demandas excessivas, falta de autonomia, conflitos interpessoais e insegurança laboral podem desencadear estresse, ansiedade e até mesmo transtornos mentais. Mas como entender os sintomas e buscar a solução para essa doença? 

No artigo de hoje vamos abordar a importância do equilíbrio entre produtividade e bem-estar psicológico, algo que tem se tornado cada vez mais essencial para organizações e colaboradores. 

Dicas para que você fuja da síndrome de Burnout

Antes de apresentar as dicas é fundamental dizer que é importante estabelecer limites saudáveis entre o trabalho e a vida pessoal. Reserve tempo para atividades que lhe tragam prazer e relaxamento fora do ambiente de trabalho, como hobbies, exercícios físicos, passar tempo com amigos e familiares, ou simplesmente descansar e recarregar as energias. Agora vamos às dicas!

  • Pratique a comunicação assertiva 
    Desenvolva habilidades de comunicação eficazes para expressar suas necessidades, preocupações e limites de forma clara e respeitosa. Isso pode ajudar a reduzir o estresse e os conflitos no ambiente de trabalho, promovendo um ambiente mais saudável e colaborativo.
  • Estabeleça metas realistas e prioridades claras
    Defina metas alcançáveis e estabeleça prioridades claras para suas tarefas diárias. Isso pode ajudar a reduzir a sensação de sobrecarga e a manter o foco nas atividades mais importantes, aumentando a eficiência e a sensação de realização. 
  • Pratique a gestão do tempo
    Aprenda a gerenciar seu tempo de forma eficaz, identificando as atividades mais importantes e urgentes e organizando sua agenda de acordo. Utilize técnicas de planejamento, como a matriz de Eisenhower ou a técnica Pomodoro, para aumentar a produtividade e reduzir o estresse relacionado a prazos apertados e sobrecarga de trabalho.
  • Estabeleça limites de tecnologia
    Evite o uso excessivo de dispositivos eletrônicos e mídias sociais, especialmente fora do horário de trabalho. Estabeleça limites saudáveis para o tempo gasto em frente às telas e desconecte-se regularmente para promover o descanso mental e reduzir a fadiga digital.
  • Pratique a resiliência e a autocompaixão
    Desenvolva habilidades de resiliência para lidar com desafios e adversidades no trabalho. Reconheça que é normal enfrentar dificuldades e cometa erros ocasionalmente, e pratique a autocompaixão ao invés de se criticar severamente. Aprenda a aprender com as experiências e a seguir em frente com uma atitude positiva.
  • Busque apoio e recursos disponíveis
    Não hesite em buscar apoio e recursos disponíveis no ambiente de trabalho para lidar com o estresse e as demandas emocionais. Isso pode incluir conversar com um colega de confiança, um supervisor ou um profissional de recursos humanos, ou utilizar programas de assistência ao empregado oferecidos pela empresa.
  • Cuide da sua Saúde Física
    Lembre-se de que a saúde mental está intrinsecamente ligada à saúde física. Priorize hábitos de vida saudáveis, como uma alimentação balanceada, exercícios regulares, sono adequado e práticas de relaxamento, para fortalecer sua resiliência emocional e seu bem-estar geral.

    Podemos concluir, então, que com algumas adaptações na vida profissional, a saúde mental estará em dia nas tarefas laborais. Entender que o trabalho é essencial para a manutenção de objetivos e metas na vida pode ser importante, porém, sem a saúde mental em dia, as tarefas poderão ser mais difíceis e até insustentáveis. A terapia poderá contribuir com o autoconhecimento sobre o momento profissional vivido e as expectativas como trabalhador. Caso você esteja se sentindo sobrecarregado, desmotivado e com emoções confusas sobre seu trabalho, procure ajuda psicológica. Na terapia você terá o apoio necessário para entender seu momento profissional e ser mais realizado e feliz como profissional. Clique aqui e fale com a equipe KPsicologia.