TDAH:  8 sinais para identificar 

TDAH

O TDAH, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, tornou-se “mais popular” e conhecido após a pandemia. Passamos a ver e ouvir mais pessoas diagnosticadas e, muitas vezes, com um autodiagnóstico. Trata-se de um transtorno de desenvolvimento caracterizado por impulsividade, desatenção e agitação. Está associado a alterações cerebrais registradas em pesquisas de imagem. É uma condição neurobiológica que afeta crianças, adolescentes e adultos, desafiando muitas vezes a sua identificação precisa.

Segundo dados da Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), há no Brasil cerca de 2 milhões de indivíduos nessa situação.

A identificação se baseia na avaliação clínica. Porém é necessário que um profissional com essa especialidade faça o diagnóstico correto, poiso TDAH é estigmatizado.

Ou seja, o paciente, seja ele criança, adolescente ou adulto, é visto como preguiçoso, bagunceiro ou simplesmente alguém desagradável. 

Sem a devida identificação, os pacientes podem desenvolver transtornos mentais. Em cerca de 75% dos adultos os sintomas aumentam ou contribuem para o surgimento de quadros de depressão, ansiedade, bipolaridade, dislexia, distúrbio de sono, dependência química e alcoolismo.

A seguir, destacamos 8 sinais de um possível quadro de TDAH. Porém, é importante frisar que apenas com acompanhamento esse diagnóstico estará completo.  

1. Avaliação Multidimensional para TDAH

A precisão do diagnóstico de TDAH demanda uma avaliação multidimensional. Os sintomas associados ao TDAH, como falta de atenção, impulsividade e hiperatividade, podem sobrepor-se a outras condições médicas ou psicológicas. Uma avaliação abrangente, que inclui entrevistas, observações comportamentais e testes específicos, é essencial para diferenciar o TDAH de outras possíveis causas dos sintomas apresentados.

2. Histórico de Desenvolvimento e Comportamental

Examinar o histórico de desenvolvimento e comportamental é crucial para verificar a consistência dos sintomas ao longo do tempo. Profissionais da psicologia consideram padrões comportamentais desde a infância até a idade adulta, analisando se os sintomas do TDAH persistiram e causaram impacto significativo nas diferentes fases da vida do indivíduo.

3. Exclusão de Outras Condições Médicas e Psicológicas

Para garantir a precisão do diagnóstico de TDAH, é fundamental excluir outras condições médicas e psicológicas que podem mimetizar ou agravar os sintomas. Problemas de visão, distúrbios do sono, ansiedade e depressão são exemplos de condições que podem apresentar características semelhantes às do TDAH.

4. Colaboração entre Profissionais

A avaliação do TDAH muitas vezes exige a colaboração entre diferentes profissionais de saúde, como psicólogos, psiquiatras, pediatras e educadores. A troca de informações entre esses especialistas proporciona uma visão mais holística do indivíduo, contribuindo para uma avaliação mais precisa e abrangente.

5. Observação do Ambiente Escolar e Social

Os sintomas do TDAH frequentemente se manifestam de maneira mais evidente em ambientes específicos, como a escola ou o trabalho. Observar o comportamento do indivíduo nessas situações sociais e acadêmicas pode fornecer insights valiosos para o diagnóstico. O feedback de professores e colegas é uma peça-chave na compreensão do quadro geral.

6. Resposta ao Tratamento

Uma das maneiras mais eficazes de confirmar o diagnóstico de TDAH é observar a resposta do indivíduo ao tratamento. A prescrição de medicamentos estimulantes, terapia comportamental ou uma combinação de ambas pode fornecer evidências cruciais sobre a validade do diagnóstico. A melhora dos sintomas com o tratamento é um indicativo positivo.

7. Consideração da Coexistência de Condições de Comorbidades

O TDAH frequentemente coexiste com outras condições médicas e psicológicas, como transtornos de ansiedade, depressão e transtornos do espectro autista. Profissionais da área de psicologia consideram a possibilidade de condições de comorbidades ao avaliar a precisão do diagnóstico, garantindo um tratamento abrangente e personalizado.

8. Entendimento das Expectativas de Desenvolvimento

Ao diagnosticar o TDAH, é crucial ter uma compreensão sólida das expectativas normais de desenvolvimento em diferentes idades. Compreender que os sintomas do TDAH podem se manifestar de maneira diferente em crianças, adolescentes e adultos ajuda os profissionais a contextualizar as avaliações e interpretar os resultados de maneira mais precisa.

Em um cenário em que o diagnóstico de TDAH pode ser desafiador devido à sobreposição de sintomas com outras condições, a avaliação criteriosa se torna fundamental. Logo, explorar as abordagens profissionais adotadas por psicólogos para assegurar a precisão do diagnóstico, destacando a importância da colaboração entre especialistas e da consideração de diversos fatores e ao buscar compreender como saber se o diagnóstico de TDAH está correto, é imperativo adotar uma visão abrangente e multidimensional para este tema.

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